Publicado em: 03/03/2021 10:38:03
O artigo é resultado do projeto de extensão universitária intitulado: Olericultura Escolar: Educação Ambiental, Sustentabilidade e Cidadania, o qual contou com uma equipe de professores, técnicos e alunos da Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR, no período de dezembro de 2015 a dezembro de 2016.
Esse trabalho tem como objetivo difundir a implantação de hortas escolares por meio de procedimentos plausíveis à realidade socioambiental brasileira, sobretudo da região amazônica, para o cumprimento da Lei nº 9.725/1999. Em vista disso, foram realizadas atividades teóricas e práticas no âmbito escolar, capazes de estimular nos alunos desempenhos apropriados as temáticas ambientais. Entre os resultados, destacam-se os meios alternativos de aprendizagem a partir do cultivo de espécies oleráceas em escolas públicas do município de Ji-Paraná/RO. Com base nesse estudo, foi possível evidenciar que no território amazônico há necessidade de formular novas maneiras para estimular o conhecimento em benefício da Educação Ambiental
O projeto foi desenvolvido no município de Ji-Paraná, região localizada na parte central do estado de Rondônia, onde selecionou-se para estudo duas escolas públicas, sendo uma estadual situada na área urbana, e outra municipal situada na zona rural.
Confira uma das atividades: Oficinas com os alunos:
"Atividade sobre solo e água" - Essa atividade trabalhou distintos conceitos e experiências sobre a conservação do solo e da água, introduzindo termos como porosidade, umidade, formação dos solos, degradação dos solos, abundância da água,ciclo hidrológico e poluição da água (Figura 3a). Também foi abordado sobre o processo de infiltração da água no solo para a formação do lençol freático e destacada a relevância da vegetação para preservação do solo e da água. Uma demonstração foi realizada para elucidar as dúvidas e demonstrar o comportamento e a perda do quantitativo de solo pela ação da precipitação(simulada) em ambientes com presença de vegetação e sem vegetação (soloexposto).
Esta prática contribuiu para que os alunos compreendessem a importância da existência das florestas e da cobertura do solo para a manutenção e conservação dos recursos naturais, principalmente da água e do solo (Figura 3b). Na oficina foram apresentados os diferentes tipos de solos(Figura 3c), bem como a sua importância para as florestas e o cultivo de hortaliças. A oficina foi realizada no “Dia Nacional da Conservação do Solo” (15de abril) e, além de instrumento educador teórico, teve como objetivo incentivar os alunos a mudarem suas práticas a respeito das atitudes que acarretam problemas para o solo e à água, destacando as consequências de suas ações e a importância da conservação desses recursos para a vida do homem.
Sobre a publicação, é válido ressaltar que por trás dos objetivos expostos, a grande intenção foi destacar a curricularização dos projetos de extensão universitária, além, também, de auxiliar na implantação de alternativas didáticas capazes de contribuir com os conhecimentos de Biologia, Ecologia, Geologia, Matemática, Educação Ambiental e entre outros, nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio brasileiras. Confira o artigo completo através do link: https://periodicos.
Por
Igor Georgios Fotopoulos
Jeferson Alberto de Lima
Gabriel Araújo Paes Freire
André Procópio Lima Silva
Avilyn Barbara Garcia Lopes
Nayarados Santos Albrigo
Fonte: DIRETORIA DE EXTENSÃO E CULTURA | PROCEA